quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

GANESHA PUJA

2011 esta se aproximando e claro que muitas pessoas tem suas superstições e gostam desse preparar para o início do novo ciclo.
Isso sempre é bom, pois independente de sua crença ou religião, esses pequenos rituais nos reconectam com o Sagrado que há em nós e de quebra ainda trazemos para nosso lar a força da egrégora do ritual que se realiza.
Abaixo uma prática de Puja simples que já fiz várias vezes na minha casa e no meu espaço que é bem forte.
Ganesha é conhecido como o Deus Elefante e Removedor de Obstáculos, além de estar ligado a prosperidade e hoje ser um dos Deus mais cultuados na índia.
Espero que voce goste da prática descrita pelo Yoguin Pedro Kupfer.
Um grande beijo, abraço e muitas bençãos nesse novo ciclo.
Anand Milan

por Pedro Kupfer

Atendendo a pedidos, e para saciar a sede de fazer rituais de alguns bons amigos que nos solicitaram instruções a respeito do puja, publicamos aqui esta pequena prática, que dura apenas alguns minutos. Existem outras práticas, bem mais elaboradas, que podem fazer-se diariamente, mas que levam muito mais tempo. A palavra puja significa oferenda. O puja é uma prática muito menos solene que ir à missa ou fazer o ritual do fogo. Consiste em fazer uma série de visualizações, que começa no convite que fazemos para que a deidade se manifeste.

Esse convite é similar a receber uma visita em nossa casa. Quando essa visita chega, o primeiro que fazemos é trazer a pessoa para nossa sala e oferecer algo para beber e comer, etc. No puja, fazemos a mesma coisa, invocando a presença de Ganesha e oferecendo, sucessivamente, água para lavar seus pés e mãos, para beber e purificar-se, e as oferendas, em forma de alimento ou outras.

A oferenda externa é o caminho da ação (kriya). A oferenda internalizada é o caminho do Yoga. Ambas juntas fecham o círculo que sustenta o praticante em sua vida espiritual, fortalecendo e atualizando na vida cotidiana a resolução de levar adiante a busca pela compreensão total da sua real identidade. Esse é o verdadeiro alicerce do objetivo final da prática: moksha, a libertação do sofrimento, das aflições, dos condicionamentos e dos débitos kârmicos passados.

Início: Frente à imagem da deidade, permaneça com os olhos fechados e as mãos unidas em añjali mudra durante algumas respirações para aquietar o pensamento. Faça os mantras com a consciência de que você está invocando a força de Ganesha, a quem chamaremos nesta prática de Sri Ganapati, o Senhor dos Obstáculos.

Ao pronunciar a palavra samarpayami (que significa literalmente, 'eu ofereço'), ofereça duas pitadas de akshatha a Sri Ganapati, com amor e devoção (akshatha é arroz inteiro, colorido com cúrcuma e um pouco de água. O akshatha pode ser preparado com antecedência para a semana e mantido perto do altar).

É importante visualizar claramente cada parte da oferenda, e perceber que, mesmo num ritual simplificado como este, Ganesha ficará muito feliz com o convite que nós lhe fazemos para que nos visite e manifeste sua energia em nosso dia-a-dia.

Lembre igualmente que o propósito interior do puja é purificar o astral e a energia sutil do ambiente, estabelecer uma conexão com os mundos interiores e invocar a presença do Divino.

1. Om dhyanam samarpayami? medito em Sri Ganapati
2. Om avahanam samarpayami? invoco a força de Sri Ganapati
3. Om ratnasimhasanam samarpayami? ofereço um trono com pés de leão a Sri Ganapati
4. Om padyam samarpayami? ofereço água para lavar os pés de Sri Ganapati
5. Om arghyam samarpayami? ofereço água para lavar as mãos de Sri Ganapati
6. Om achamaniyam samarpayami? ofereço água para Sri Ganapati beber
7. Om shnanam samarpayami? ofereço água para Sri Ganapati banhar-se
8. Om maha abhishekam samarpayami? faço o abhishekam (aspersão de água sagrada) para Sri Ganapati
9. Om pratishtapayami? ofereço assento a Sri Ganapati, para que permaneça entre nós
10. Om vasthram samarpayami? faço oferendas a Sri Ganapati

Ao concluir, coloque as mãos em añjali mudra, unidas frente ao coração e, mantendo os olhos fechados por um minuto, agradeça mentalmente pela benção da visita que Ganapati faz a sua casa. Se você achou este ritual curto demais, poderá incluir após este ponto a repetição do mantra de Ganesha, Om Gam Ganapataye namah, durante 27, 54 ou 108 repetições, inspirando pausadamente pelas narinas entre mantra e mantra.

Arati: a adoração com o fogo
Depois do puja, opcionalmente, faça um arati, oferecendo luz (a chama de uma lamparina, um dipak, ou até mesmo uma vela) à deidade, fazendo movimentos circulares em sentido horário com o fogo, ao mesmo tempo em que você vocaliza ou ouve o cd com o arati de Ganapati. Ao longo do arati, ofereça a chama a quem estiver presente, para que seja tocada por eles. Para finalizar, ofereça a chama novamente à deidade.

Final:
Opcionalmente também, podemos fazer este último mantra, chamado Visarjanam:

Visarjanam, saudação final e pedido de desculpas.

Om avahanam na janami na janami visarjanam
pujanchaiva na janami kshamyatam parameshvara
mantrahinam kriyahinam bhaktihinam sureshvara
yat pujitam mayadeva paripurnam tadastume
anyatha sharanam nasti tvameva sharanam mama
tasmat karunyabhavena raksha raksha Ganeshvara.
Om tat sat Om.


Tradução:
Querido Ganesha, nós não conhecemos os meios corretos de invocar-te e de comunicar-nos contigo, em tua forma real. Não recebemos o conhecimento exato dos rituais, portanto, deves ignorar e perdoar quaisquer erros ou omissões que tenhamos cometido, Ganapati. Não conhecemos os mistérios dos mantras ou do dharma, e ignoramos as sutilezas da verdadeira devoção. Não obstante, pedimos teu perdão. Aceita por favor nossas oferendas, do jeito que foram feitas, tomando-as como exatas e completas. Tu eres nosso único refúgio, Ganesha. Com tua natureza de bem-aventurança, protege àqueles que te adoram.

Fazemos este pedido de desculpas final, mantendo as palmas das mãos unidas em añjali mudra. Esta é a maneira formal e sincera, de finalizar o ritual. Após fazermos as últimas palavras do mantra, Om tat sat Om, batemos suavemente as palmas, juntos, três vezes. Agora, podemos nos inclinar. Havendo completado o puja, é desejável permanecermos sentados, com a atenção internalizada, percebendo a energia de Ganapati em nosso interior.

Após havermos concluído o ritual, permanecemos sentados em meditação silenciosa por alguns minutos. Surge um grande benefício pessoal quando nos damos a oportunidade de levar para nossa alma os sentimentos purificados, a energia vital e a presença de Ganapati que o ritual mobilizou, e que permanecem no ambiente após a conclusão.

Fonte de Pesquisa: www.yoga.pro.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário